quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ESTUDANTE CEARENSE É DEPUTADO POR UM DIA

Mais de 400 alunos do ensino fundamental de todo o país participaram na quinta-feira (22) de sessão do Câmara Mirim. Os estudantes votaram três projetos de lei selecionados entre 600 apresentados por crianças no site www.plenarinho.gov.br.
O estudante Carlos Marcus da Silva, 14 anos, vai à escola todos os dias em um caminhão pau de arara. Morador da zona rural de Iracema (CE), quando o transporte não vem ele, enfrenta de bicicleta um percurso de 8 quilômetros para chegar à Escola Estadual Deputado Joaquim Figueiredo de Oliveira, onde cursa o 9º ano. Mas hoje Carlos teve um dia diferente: veio à Brasília e foi um deputado por um dia. Ele foi um dos 420 estudantes que participaram da edição 2009 do Câmara Mirim.
Para participar do programa, promovido pelo site infantil da Câmara, o Plenarinho, as crianças e adolescentes precisam enviar um projeto de lei fictício. Os três melhores são escolhidos e vão à votação em plenário. O projeto de Carlos determina que todos os conselheiros tutelares tenham ensino superior. "Essas mudanças são necessárias para melhorar a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes", defendeu.

Em tempo: Carlos disse que quando crescer quer ser deputado para poder melhorar a vida das pessoas. Filho de agricultores que praticamente não sabem ler nem escrever, ele quer que todas as tenham aquela oportunidade de serem alfabetizadas.