terça-feira, 30 de novembro de 2010

O FIM DE UM CEARENSE DO TRÁFICO HÁ CINCO ANOS

Eriomar Rodrigues Moreira, mais conhecido como "Bem-Te-Vi" - Nascido em Varjota-CE, se mudou para a cidade do Rio de Janeiro, que anos depois se envolveu com os traficantes do Comando Vermelho.
Até 2004, Bem-Te-Vi, terceiro na linha de sucessão de Lulu, era ligado ao Comando Vermelho (CV). Porém com a invasão da favela pelo traficante Dudu, em 9 de abril (apoiada pelo próprio CV) e a morte de Lulu pela polícia na seqüência destes eventos, houve um racha no comando do crime na favela.
Após a morte de Lulu e a fuga de seu rival Dudu, assumiu o controle da favela o traficante André da Costa Brito, o Zarur, mas no mesmo ano, Zarur foi morto por seu antigo aliado, o criminoso conhecido como Lyon, também integrante da quadrilha de Lulu, que permaneceu ligado ao Comando Vermelho. Lyon passou a dominar a parte alta da favela, por oposição a Bem-Te-Vi, que se aliou ao Amigos dos Amigos e passou a dominar a parte baixa, dividindo assim a Rocinha entre as duas facções.
Bem-Te-vi venceu a disputa com Lion e tomou o controle da favela, tornando-se com isso um dos maiores e mais procurados traficantes cariocas durante mais de um ano. Durante o tempo em que foi chefe do tráfico na Rocinha, deu abrigo ao assaltante Pedro Dom (em 2005) e tinha o hábito de organizar festas e bailes funk regados a uísque e cocaína. Considerava-se uma celebridade, gabando-se de usar armas banhadas em ouro e conviver com artistas e jogadores de futebol, frequentemente requisitados para partidas na Rocinha em troca de segurança.

Em 29 de outubro de 2005, após uma ação ousada onde alugaram uma casa na Rocinha e tiveram que pasar lá uma noite inteira sem qualquer auxílio, policiais civis mataram Bem-Te-Vi em confronto, numa ação que foi bastante elogiada por toda a imprensa carioca.