sexta-feira, 13 de maio de 2011

ANIVERSÁRIO DA IMPUNIDADE: DEPUTADOS CONDENADOS AINDA SOLTOS

Os parlamentares Tatico, Donadon, Taniguchi e Zé Gerardo
O dia 13 de maio de 2010 marcou a história do Supremo Tribunal Federal (STF). Há exatamente um ano, o ex-deputado Zé Gerardo (PMDB-CE) foi condenado a dois anos e dois meses de prisão pelo crime de responsabilidade. A condenação, no entanto, foi substituída por uma multa de 50 salários mínimos (R$ 27,2 mil em valores atuais) e pela prestação de serviços comunitários.
Gerardo não foi o único parlamentar condenado em 2010 pelo STF a não pagar pelos seus atos.
Na verdade, nenhum iniciou o cumprimento das penas.
Ao todo, quatro parlamentares foram derrotados no Supremo no ano passado. José Fuscaldi Cesílio, do PTB de Goiás, conhecido como Tatico, pegou sete anos em regime semi-aberto por sonegação e apropriação indébita de contribuição previdenciária. A pena ainda prevê pagamento de R$ 6 mil de multa. Sua condenação aconteceu no dia 27 de setembro.Um dia depois foi a vez do deputado Natan Donadon (PMDB-RO) ser condenado a 13 anos e quatro meses de prisão - além de multa - pelos crimes de peculato (crime praticado por funcionário público contra a administração) e formação de quadrilha.
O quarto caso foi do ex-deputado Cássio Taniguchi (DEM-PR), que mesmo culpado pelo crime de responsabilidade num caso de má aplicação de recursos públicos, viu sua pena ser prescrita logo após a sentença, não existindo qualquer punição prática para seu caso. (Portal IG)