quinta-feira, 26 de abril de 2012

OAB CONFERE SELO DE QUALIDADE AO CURSO DE DIREITO DA UVA

Presidente da OAB-Sobral, José Inácio Linhares; presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante; coordenador do curso de Direito da UVA, professor Carneiro Neto; e o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro. Foto - Eugenio Novaes
A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) recebeu em Brasília, no dia 19 de abril, certificado da edição do Selo OAB 2011. O Selo traz a indicação dos cursos de Direito avaliados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil como os de melhor qualidade do País, Estado por Estado. Do Ceará, também receberam certificados a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).
A UVA foi representada pela diretora do Centro de Ciências Aplicadas, professora Márcia Morais de Melo; e o coordenador do curso de Direito, professor Manoel de Castro Carneiro Neto. Também estiveram presentes na cerimônia o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro; e o presidente da seccional OAB-Sobral, José Inácio Linhares. A entrega de certificados foi feita pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante.
Manoel de Castro Carneiro Neto destacou que a conquista do Selo OAB é motivo de alegria, reflexão e compromisso com novos investimentos na qualidade do ensino jurídico na Universidade. “Nosso Reitor, o professor Antonio Colaço Martins, que não pôde comparecer à cerimônia, está comprometido com nossa causa e ciente da responsabilidade que temos em manter o padrão de qualidade UVA”.
Destaque
Dos atuais 1.240 cursos existentes no Brasil, apenas 89 receberam certificados do Selo OAB de 2011. Do total de cursos brasileiros, 790 foram avaliados pela OAB depois de preencherem os pré-requisitos de participação em três Exames de Ordem unificados (2010.2, 2010.3 e 2011.1), sendo que cada um precisou ter, no mínimo, 20 alunos participando de cada Exame. A Comissão Especial utilizou como instrumentos de avaliação a ponderação dos índices obtidos pelos bacharéis nos Exames de Ordem e o conceito obtido no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2009.