segunda-feira, 13 de agosto de 2012

AO ALIADO ENCIUMADO: "DIRCEU, COM LULA EU FALO DIRETO"

O crescimento do PSB é visto com ciumeira e preocupação por PMDB e PT. Em um passado recente, os petistas buscaram estimular o crescimento político do aliado. Mas, segundo admitiram alguns integrantes da legenda da estrela solitária, 'ninguém se atentou que a faixa do eleitorado era a mesma e que, fatalmente, mais cedo ou mais tarde, petistas e pessebistas estariam ocupando o mesmo espaço'.
O estilo pessoal de Eduardo Campos também incomoda a alguns petistas. Ele tem um canal de interlocução direto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Quando o presidente chegou ao poder em 2003, o então todo-poderoso ministro José Dirceu chamou Campos — na época deputado pelo PSB pernambucano — e disse que, sempre que quisesse, procurasse a Casa Civil para intermediar audiências com o presidente. 'Desculpe, Dirceu, mas com Lula eu falo direto', respondeu.
Eduardo Campos ainda precisa gastar a sola de sapato para colocar-se como alternativa nacional. Não romperá com Lula, pois é grato ao petista por tê-lo ajudado durante os oito anos de governo em Pernambuco. Mas ampara-se na possibilidade de, daqui a seis anos, a população apostar em uma renovação política no plano federal. Não por acaso, mantém uma amizade pessoal com outra aposta, desta vez da oposição — o senador Aécio Neves (PSDB-MG).
(DO CORREIO BRAZILIENSE - PAULO DE TARSO LYRA)