quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO DA CANDIDATURA DE VEVEU ARRUDA É DESTAQUE NOS PRINCIPAIS JORNAIS DO CEARÁ

O pedido de cassação do registro de candidatura do prefeito de Sobral, Veveu Arruda (PT) foi destaque nos principais meios de comunicação da capital cearense, nessa quarta-feira (15) como é o caso do Diário do Nordeste e Jornal Opovo. A representação é do Ministério Público, através do promotor Irapuan Dionísio Júnior.
Veja uma das notas – divulgada no Diário do Nordeste.  
O Ministério Público Eleitoral, através do promotor Irapuan Dionísio Júnior, entrou com uma representação na Justiça Eleitoral, pedindo a cassação do registro da candidatura a prefeito de Sobral, de Clodoveu Arruda (PT) e seu vice Carlos Hilton (PSB). A alegação é de que Veveu Arruda, como é conhecido o candidato a reeleição, teria sido beneficiado por uma “conduta vedada” ao fazer publicar, dentro do período eleitoral, Boletim Informativo promovendo a publicidade de atos, programas, obras e serviço da administração pública.
O pedido de cassação de Veveu Arruda e Carlos Hilton está baseado no Art. 73, §5º da Lei 9.504/97, onde “o candidato beneficiado, agente público ou não, ficará sujeito à cassação do registro ou do diploma”. Se for julgada procedente, o candidato a prefeito terá o seu registro cassado. Caso venha a ser eleito, o diploma também é cassado, ou seja, os votos dados aos candidatos poderão ser considerados nulos ou inválidos.
De acordo com Irapuan Dionísio, o processo está concluso para despacho inicial do magistrado que determinará a notificação dos acusados. O boletim semanal da Prefeitura de Sobral é distribuído em praças, ruas e lojas da cidade. Na porta do Poder Executivo também é disponibilizado o boletim, inclusive, o último é do dia 11 de agosto.
(Com informações da correspondente Jéssyca Marques)