sábado, 27 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012: EM FORTALEZA, PADRINHOS POLÍTICOS PROTAGONIZAM DISPUTA

Na campanha deste ano em Fortaleza os candidatos à Prefeitura deixaram o papel de protagonistas e, em muitos momentos, foram coadjuvantes. Elmano de Freitas, do PT e Roberto Cláudio, do PSB, começaram a campanha na condição de desconhecidos do grande público, mas com o apoio da prefeita Luizianne Lins e do governador Cid Gomes.
Os gestores do município e do Estado protagonizaram os principais momentos da campanha deste ano na capital cearense deixando a impressão de que a disputa, na prática, acontece entre a petista e o socialista.
Crescimento
Nas primeiras pesquisas de intenção de voto eles não chegavam a 5%. Mas a força das máquinas e dos padrinhos fez efeito. No fim do primeiro turno Elmano conseguiu 25% dos votos, contra 23% de Roberto Cláudio.
Férrer
A surpresa do primeiro turno foi o deputado estadual Heitor Férrer, do PDT, que começou a campanha com percentuais pouco superiores a Elmano e Roberto Cláudio, reiterando o perfil parlamentar e em seguida com críticas mais sérias à Prefeitura de Fortaleza e ao Governo do Estado. “Não sou candidato puxadinho. Nãosou o candidato da prefeita e nem do governador”, reafirmava Férrer.
Estratégia
Ao mesmo tempo em que Heitor crescia, Roberto Cláudio passava a fazer críticas mais contundentes à prefeitura, enquanto Elmano reforçava a imagem de Lula na campanha. Heitor não chegou ao segundo turno, mas teve 20% dos votos e até tentou impedir um segundo turno entre Elmano e Roberto Cláudio, alegando ter sido prejudicado pelas pesquisas, mas a Justiça Eleitoral barrou essa pretensão.
Segundo Turno
No segundo turno, Elmano reforçou ainda mais a ligação de sua imagem à imagem presidente Dilma e do ex-presidente Lula, e passou a se dizer vítimas de ataques e boatos. Roberto Cláudio, por sua vez, elevou o tom nas críticas a Elmano, Luizianne e à gestão petista.
Apoio
Ambos tentaram inicialmente capitalizar o apoio de Heitor Férrer. Roberto Cláudio obteve o apoio do PDT, e Elmano usou um vídeo de Heitor criticando a candidatura de Roberto Cláudio, mas o deputado chamou a imprensa e garantiu neutralidade.
Reta final
Na última semana de eleições, os protagonistas foram às ruas. Lula, Luizianne, Lúcio Alcântara e Roberto Pessoa apareceram juntos, ao lado de Elmano, em um comício na Praça do Ferreira. Enquanto Cid Gomes passeava de triciclo pelas ruas de Fortaleza e candidatos que disputaram o primeiro turno manifestaram apoio a Roberto Cláudio.
De ex-aliados a adversários
Ao mesmo tempo, Cid e Luizianne racharam de vez, inclusive com críticas pessoais de ambos os lados.
Fortes emoções
O nível dos debates esquentou, as pesquisas de véspera indicaram empate técnico entre os dois. Ingredientes de uma disputa que promete ser emocionante até o último voto apurado.
(Do Política dom K - Com a colaboração de Diego Lage)