sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ELEIÇÕES DE FORTALEZA REPERCUTEM EM SOBRAL

(Diário do Nordeste – Regional)
Vínculos familiares e políticos unem as duas cidades e aquecem os debates sobre quem será prefeito na Capital
O Beco do Cotovelo é reduto tradicional dos debates sobre temas polêmicos da cidade e do Estado. Agora, os sobralenses também dão palpite sobre como ficará o Poder Executivo da Capital cearense FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES
Sobral O segundo turno das eleições para prefeito em Fortaleza, com pleito a se realizar no próximo domingo, está pautando o dia a dia da "Princesa do Norte". Blogs e redes sociais como Facebook tem sido palco de conversas entusiasmadas sobre a expectativa do resultado.
De acordo com o jornalista Rubens Lima, responsável pelo "Sobral em Revista", um dos blogs locais, o maior movimento de debates pode ser encontrado no Facebook. "Quando coloco no blog, tenho os dados gerais de todas as visualizações. Já nas redes sociais, onde as postagens são divulgadas, as pessoas comentam individualmente naquilo que têm interesse, a maioria sobre as eleições da Capital".
Ele explica que esse interesse acontece devido ao vínculo familiar que vários sobralenses sentem em relação aos candidatos, além de ser a terra do atual governador do Estado, Cid Ferreira Gomes, e do seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes. Os dois apoiam o candidato Roberto Cláudio, do PSB e coligação. Outro ponto é o envolvimento por parte dos militantes partidários, principais comentaristas das matérias divulgadas.
"Devido ao elo familiar entre os protagonistas das eleições de lá e os moradores daqui, o envolvimento se torna bastante pessoal, gerando esse interesse sobre o andamento da campanha", avalia ele.
Outra questão apontada por Rubens foi a importância que o resultado trará para as eleições de 2014. "O resultado da eleição para Prefeito na Capital pode não influenciar a política sobralense hoje, mas nas eleições de 2014, isso irá repercutir por todo o Estado", diz.
Já para o jornalista Armando Costa, responsável pelo "Sobral de Prima", a influência já está presente no cenário político sobralense atual. "É uma repercussão direta entra a política de Fortaleza e a de Sobral, e podemos observar isso devido à quantidade de formadores de opinião que estão saindo daqui para irem apoiar seu candidato na Capital", aponta ele.
Costa ainda observa a questão do apoio apartidário, que seria para ele apoiar o candidato em que acredita apesar de sua filiação partidária ser outra. "Temos alguns exemplos bem fiéis de serem de um partido A e apoiarem um partido B, por assim dizer", exemplifica. "Essas eleições podem mexer com algumas filiações, apesar da fidelidade partidária", aponta.
Vínculo familiar
Armando reforça ainda o vinculo familiar que liga a Princesa do Norte à Capital, destacando a "fidelidade sanguínea". "Famílias da cidade têm feito bastante movimento para conseguir votos junto à Fortaleza, movimentando alguns empresários, jornalistas, médicos e outras categorias trabalhistas para buscarem votos junto aos familiares e amigos eleitores de lá".
Dentre os pontos mais discutidos entre os sobralenses estão a origem de cada candidato e o que cada um deles poderá representar quando e se for eleito. Para a universitária Bianca Moura, o assunto é mais presente em seu cotidiano do que as próprias eleições locais. "Na faculdade, temos muitos colegas que vêm de Fortaleza e querem participar ativamente da escolha, e acabam conversando entre si, porém envolvendo toda a turma na hora do intervalo ou outro horário vago. Pontos como destino de verbas para a educação do ensino superior e saúde são dois fatores que são constantemente conversados e debatidos", diz.
Não apenas nas faculdades o assunto está presente, como também no Beco do Cotovelo, ponto tradicional de encontro moradores de Sobral. Segundo o aposentado Raimundo Nonato, que frequenta o local com certa regularidade, as conversas são bastante animadas. "Quando sai um resultado de alguma pesquisa, um lado comemora e outro fica procurando provas de fraudes. Não dá pra separar a política das duas cidades, pois Sobral como um todo se sente envolvida com Fortaleza, não importa qual partido ou lado", finaliza.
JÉSSYCA RODRIGUES
COLABORADORA