quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PORTOS: MINISTRO LEÔNIDAS CRISTINO NEGA QUE SECRETARIA TENHA CEDIDO AO ESQUEMA

Leônidas Cristino: "Eles são colegas no Consad, o Paulo Vieira pediu para conversar
sobre um investimento no porto de Santos, como é que o Mário não vai receber?", disse o ministro
Conversas interceptadas do diretor da ANA, Paulo Vieira, com o ex-senador Gilberto Miranda, revelam que o grupo tinha interesse em um empreendimento portuário em Santos
Brasília - O ministro-chefe da Secretaria de Portos (SEP), Leônidas Cristino, disse à Agência Estado que sua pasta negou o pedido feito por integrantes do esquema flagrado pela Polícia Federal na operação Porto Seguro.
Conversas interceptadas do diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Vieira, apontado como chefe do esquema, com o ex-senador Gilberto Miranda, revelam que o grupo tinha interesse em regularizar um empreendimento portuário na área de Santos (SP) chamado Complexo Bagres. Para tanto, reuniu-se com o número dois da SEP, Mário Lima, secretário executivo, conforme revelou o jornal O Estado de S.Paulo desta quarta-feira (28).
Vieira e Miranda queriam que a área onde o empreendimento será instalado fosse considerada de interesse público, requisito necessário para o licenciamento ambiental do projeto, pois a intenção é instalá-lo em uma área de mata atlântica. Segundo Cristino, o pedido foi negado porque o assunto não é da competência da SEP, e sim da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O projeto encontra-se em análise na agência reguladora.
Segundo o ministro Cristino, Mário Lima é membro do Conselho de Administração (Consad) do porto de Santos, assim como Paulo Vieira, que chegou ao colegiado por indicação do Ministério dos Transportes. Mas, sustentou, a única conversa que os dois tiveram fora do Consad foi na SEP. "Eles são colegas no Consad, o Paulo Vieira pediu para conversar sobre um investimento no porto de Santos, como é que o Mário não vai receber?", questionou o ministro.
(Lu Aiko Otta, do Estadão)