quarta-feira, 28 de novembro de 2012

STA. CASA INAUGUROU UTI PEDIÁTRICA COM O MINISTRO, MAS UNIDADE NÃO FUNCIONA

(Clique na imagem para ampliar também a legenda da foto)
A saúde de Sobral anda mesmo de mal a pior. Se nos postos de saúde, falta gases e esparadrapos como foi denunciado na Câmara de Vereadores na sessão de terça-feira, por outro lado a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, não tem como oferecer um atendimento de qualidade. Exemplo, a falta de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica, que a população cobra há décadas. O tema volta a tônica após morte de uma criança, de três anos de idade, que foi submetida a uma cirurgia de garganta no Hospital da Unimed e teve seu quadro clínico alterado. Precisava ser levada a uma UTI, mas o equipamento disponível na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, não funciona.
Como forma de enganar a comunidade a direção da Santa Casa chegou a anunciar em setembro de 2011, a inauguração das duas UTIs, (uma Pediátrica e outra Neonatal), As UTIs, com 10 leitos cada, em funcionamento iria atender com mais agilidade e conforto as crianças e recém-nascidos que precisariam de tratamento intensivo.
Naquela ocasião até Ministro da Saúde, Alexandre Padilha foi convidado a participar da solenidade de inauguração, o secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, do prefeito Veveu Arruda, além de outras autoridades. O funcionamento das UTIs seria custeado pelo Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Sobral.
O Padre Edmilson Eugênio, diretor geral da Santa Casa, disse naquela data que a criação das UTIs Pediátrica e Neonatal seriam fundamentais para Sobral e para a região, uma vez que a demanda por esse atendimento é cada vez mais urgente em toda a região norte, principalmente porque a Santa Casa possui uma maternidade de alto risco. “Sem falar que a criação dessas unidades reduzirá muito a remoção de pacientes para Fortaleza, o que representa um transtorno enorme, principalmente para o paciente e suas famílias”, dizia Padre Edmilson Eugênio.
Mas o sonho para ver esses equipamentos funcionando ficou apenas na lembrança da visita dessas pessoas, e a saúde Sobral, continua muito distante da qualidade que os sobralenses desejam e merece. (Via Blog Wilson Gomes)