quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

EX-ADVOGADA DA CAMPANHA DE DILMA VIRA MINISTRA DO TSE

A advogada Luciana Lossio, 38, tomou posse na noite de terça-feira (26) como titular do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), numa concorrida cerimônia repleta de deputados e senadores _ muitos deles ex-clientes da nova ministra, segundo a Folhaonline.
Em outubro de 2011, a presidente Dilma Rousseff, para quem a nova ministra titular advogou na campanha eleitoral, nomeou Luciana como substituta. Luciana foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira da corte eleitoral destinada a advogados. Agora, Dilma a nomeou como juíza titular.
Ela substitui o advogado Arnaldo Versiani, que deixou o TSE em novembro do ano passado depois de cumprir dois mandatos. 

Como advogada, Lossio fez carreira atuando não apenas no TSE, como também no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no STF (Supremo Tribunal Federal). Além de Dilma, ela advogou para políticos como o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), e o deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO), que, com ajuda de Luciana, conseguiu se desfiliar do PR sem perder o mandato. Como titular da corte eleitoral, Luciana promete "dar o melhor" de si. "A Justiça Eleitoral brasileira é exemplar, um paradigma para o mundo", disse nesta terça, logo após a cerimônia de posse. Na fila de cumprimentos estavam políticos de diferentes partidos como os senadores José Sarney (PMDB-AP), Agripino Maia (DEM-RN) e Renan Calheiros (PMDB-AL), atual presidente do Senado, e juristas como o ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza.