quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PAPA DEIXA VATICANO PARA RETIRO EM CASTEL GANDOLFO


Bento 16 deixou o Vaticano nesta quinta-feira pela última vez como papa, voando de helicóptero para chegar ao retiro de férias do Vaticano horas antes de se tornar o primeiro pontífice em quase 600 anos a renunciar  oficialmente às 20 horas locais (16 horas de Brasília).
Enquanto seu assessor mais próximo chorava a seu lado, Bento 16 se despediu de autoridades do Vaticano reunidas no jardim de San Damaso do Palácio Apostólico, com uma corporação da Guarda Suíça a postos. 
Bento 16 foi de carro para o heliporto no topo de uma colina nos jardins do Vaticano e embarcou em um helicóptero juntamente com seu secretário, o monsenhor Georg Gaenswein, para uma jornada de 15 minutos até o Castel Gandolfo . Sinos soaram enquanto o helicóptero decolava. Após chegar, Bento 16 fez sua última aparição pública ao cumprimentar os fiéis a partir de um balcão no local. "Esse é um dia diferente. Ainda sou pontífice. Depois das 20 horas não serei mais", disse à multidão. "Depois disso, serei apenas um peregrino que está começando a última fase de sua peregrinação nesta Terra." Antes de partir, Bento 16 prometeu sua " reverência e obediência incondicionais " a seu sucessor em palavras proferidas em seu último encontro com os cardeais. Com a afirmação, o pontífice tentou neutralizar preocupações sobre possíveis conflitos que possam surgir por causa da situação tão particular - a existência de um " papa emérito " durante a governança de um papa. Em um discurso inesperado, Bento 16 também deu instruções finais aos "príncipes" da Igreja, responsáveis por eleger seu sucessor no conclave , pedindo-lhes união durante a difícil tarefa de escolher o 266º líder de 1,2 bilhão de católicos no mundo. "Que o Colégio de Cardeais funcione como uma orquestra, na qual a diversidade - expressão da Igreja universal - sempre trabalhe em direção a um acordo mais harmonioso", disse.