sexta-feira, 21 de junho de 2013

REGIÃO DO CARIRI ENTRA NA CAMPANHA PELO INÍCIO DAS OBRAS DA REFINARIA

O município do Crato, localizado na região do Cariri, recebeu na tarde de quinta-feira (20/06) a caravana da campanha pela instalação imediata da Refinaria Premium do Ceará. O evento realizado pela Assembleia Legislativa aconteceu na Universidade Regional do Cariri (Urca) e contou com a participação de políticos, empresários e sociedade civil da região.  
O diretor executivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, Francisco Viana, conduziu os trabalhos e apresentou os benefícios do empreendimento para a região e o Estado do Ceará. “Nós temos feito uma campanha com a grande participação popular e política e hoje nos sentimos honrados em poder visitar a região do Cariri. Mostraremos que esse empreendimento vai mudar a vida de todo nosso povo” disse.
Francisco Viana justificou, ainda, a ausência do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (PSB), no evento, e ressaltou o empenho dos parlamentares na campanha em prol da instalação imediata da refinaria.
Ele explicou que o presidente precisou estar presente à discussão dos projetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias da Estado e da União (LDO), que serão votados até o final do primeiro semestre na Assembleia e Congresso Nacional, respectivamente. No caso da LDO da União, a proposta foi apresentada aos parlamentares na tarde desta quinta-feira pelo relator da matéria, deputado federal Danilo Forte (PMDB-CE)
Presente ao evento de hoje no Crato, o universitário Franklin Arruda, 19 anos, afirmou que a refinaria vai abrir novas oportunidades de empregos e ajudar a juventude a conseguir o seu espaço. Ele enfatizou que é preciso mobilização da população para que esse empreendimento saia do papel.
“Pelo que vi já foi tomada uma decisão política que foi a promessa do empreendimento, agora é preciso assegurar a participação de todas as classes sociais, porque não se pode debater apenas com um grupo, mas com todas as classes sem exceção”, afirmou.
Franklin Arruda também manifestou a sua preocupação com relação aos impactos ambientais do empreendimento. “Percebo que é um grande empreendimento, por isso é preciso ter a preocupação com o meio ambiente”, complementa.
o questionamento do estudante foi esclarecido pelos componentes da mesa. De acordo com os técnicos, todas as licenças ambientais já foram liberadas pelos órgãos competentes e dentro dos padrões legais.  
O debate contou com a participação do vice-reitor da Universidade do Regional do Cariri (Urca), Patrício Melo; do Diretor da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Crato (CDL), Miguel Araújo, secretários municipais, além de estudantes e representantes dos municípios  de Barbalha, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Porteiras, Barro, Brejo Santo, Caririaçu, Campos Sales, Salitre, Potengi, Assaré, Araripe, Farias Brito, Altaneira, Nova, Santana do Cariri, Granjeiro, Aurora, Milagres, Abaiara, Mauriti, Jati e Penaforte, que integram a região do Cairi.
A caravana da Assembleia Legislativa segue para Iguatú, na região Centro Sul, onde realiza mais um encontro nesta sexta-feira (21/06). As cidades de Sobral, Tianguá, Crateús e Limoeiro do Norte já foram visitadas.