quarta-feira, 25 de setembro de 2013

INSTITUTO DA AL-CE DISPONIBILIZA PUBLICAÇÕES EM BRAILLE PARA A POPULAÇÃO

Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Desarmamento, Estatuto dos Funcionários Públicos e Civis do Estado do Ceará, Estatuto do Idoso, Guia Cultural de Fortaleza, Lei Maria da Penha, Cordel Lei Maria da Penha e Nova Ortografia da Língua Portuguesa. Todas essas publicações são disponibilizadas para a população, gratuitamente, na versão em Braille pelo Instituto de Estudos e Pesquisa sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) da Assembleia Legislativa.
O Braille é um sistema de leitura em que os caracteres de um alfabeto convencional se indicam por pontos em alto relevo e as pessoas com deficiência visual os distinguem por meio do tato.
As publicações são impressas na própria Gráfica do Inesp, a única gráfica em Braille de um Legislativo estadual. De acordo com Aureni Lopes, que trabalha na gráfica e possui deficiência visual, o processo de impressão começa com a transcrição, ou seja, a conversão dos caracteres comuns para seus correspondentes no alfabeto Braille.
Para fazer essa transcrição, deve-se ter pleno domínio do Sistema Braille e, por este motivo, o Inesp conta com a contribuição de Aureni e Tiago Casal, que também é cego, pois, além da correspondência de caracteres, há também a formatação do texto.
“O Braille também segue normas de formatação da ABNT, assim como as publicações convencionais. Depois de transcrita e formatada, a obra é encaminhada para impressão aqui mesmo em nossa gráfica, onde possuímos uma impressora Braille, e segue para o acabamento”, explica Aureni.
Ela lembra ainda que, além das publicações citadas, o Inesp também disponibiliza em Braille, quando necessário, convites de audiências públicas da Assembleia Legislativa direcionadas a pessoas com deficiência visual.
Pessoas ou instituições interessadas nas obras disponíveis em Braille, devem entrar em contato com o Inesp, por meio do telefone (85) 3277-3701, e obter informações sobre como solicitá-las.