terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PETROBRAS SOLICITA LICENÇA PARA REFINARIA A SEMACE, JOSÉ ALBUQUERQUE COMEMORA

Na última semana, mais um passo foi dado para a realização de um momento histórico para o desenvolvimento econômico do Ceará. A Petrobras deu entrada junto à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), na solicitação de Licença de Instalação (LI) para a implantação da Refinaria Premium II, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Região Metropolitana de Fortaleza. O presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque (Pros), que lidera uma campanha de mobilização pelo início imediato das obras da Refinaria Premium II, comemorou a notícia.

“A partir de fevereiro vamos a outros municípios mostrar a força que esta obra trará ao nosso Estado, concluindo a campanha em Fortaleza. Assumimos esse compromisso e fico contente em ver o povo cearense envolvido com a refinaria que trará mais emprego, renda e qualificação profissional ao nosso povo”, afirma o presidente da AL. 
A LI emitida pela Semace permitirá a implantação do empreendimento de acordo com o projeto apresentado pela Petrobras. Nessa fase, a empresa poderá construir as instalações da refinaria e as obras de controle de impactos ambientais, adotando medidas mitigadoras conforme a legislação ambiental.

Campanha

Ao longo de 2013, a campanha da AL percorreu 12 municípios, representantes das macrorregiões do Ceará: Sobral (Norte), Tianguá (Ibiapina), Crateús (Inhamuns), Limoeiro do Norte (Litoral Leste e Jaguaribe), Crato (Cariri), Iguatu (Centro-Sul), Camocim (Litoral Leste 2), Itapipoca (Litoral Leste 1), Baturité (Maciço do Baturité), Quixadá (Sertão Central), Aquiraz (Região Metropolitana de Fortaleza) e Alto Santo (médio e baixo Jaguaribe e litoral de Aracati).

Outro destaque sobre o assunto foi o Concurso de Redação “Refinaria Premium do Ceará”. Destinado aos alunos do ensino médio, matriculados nas escolas estaduais de Educação Profissional, o concurso teve por tema “A importância da Refinaria Premium do Ceará para o Ceará e o Brasil”. Foram recebidas 13.591 redações, de 97 escolas. Da seleção, foram escolhidos os três melhores trabalhos. 

A Premium II é considerada uma das maiores refinarias de petróleo do mundo. De acordo com a Petrobras, a produção da refinaria deve chegar a 300 mil litros de barris por dia, com investimento de US$ 11 bilhões. A produção de diesel irá beneficiar o mercado brasileiro, atendendo também a demanda de exportações, além da geração de cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos.