quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

PREFEITO VEVEU BUSCA SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS DE GESTÃO PARA SOBRAL

Para atrair para Sobral grandes empresas de pesquisa e produção de tecnologia da informação, o Prefeito Veveu esteve em viagem aos Estados Unidos, numa visita técnica ao Vale do Silício, no Estado da Califórnia, acompanhado do Secretário Chefe do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado (CEDE), Alexandre Pereira.

No dia 14 de janeiro, a visita foi ao Microsoft Technology Center (MTC), ocasião na qual foram realizadas quatro reuniões coordenadas e apresentadas pelo Diretor da Microsoft de Soluções para Governo no Brasil, Helberth Soares, e Diretora Mundial da Microsoft em Estratégia para Governo, Traci Corazin.

No encontro foram apresentadas soluções tecnológicas para a área da Segurança Pública, como a solução DAS (Domain Awareness System) da Microsoft, utilizado pela polícia de Nova York. É um grande sistema inteligente de câmeras, sensores e alarmes, capaz de indicar apenas os eventos e ocorrências que configurem suspeitas de acidentes, incidentes, crimes, criminosos ou outras informações. Em Nova York, há 7,5 mil câmeras e 5 mil sensores, que são monitorados por somente 5 policiais. Uma parte interessante da solução é o uso de câmeras externas de terceiros (bancos, escolas, condomínios, etc), que são os parceiros da polícia. Foram demonstradas algumas funcionalidades, que possibilitaram ter a dimensão da solução completa e potencialmente eficaz para Sobral, que possui 20 câmeras de vídeo monitoramento.

Outro tema debatido foi Cidades Inteligentes: a solução da Microsoft é denominada "CityNext", que parte da premissa que até 2020, 70% da população mundial estará morando em cidades (representando 80% do PIB e 80% do consumo de energia). Assim, é uma solução centrada em pessoas e dividida em 8 grandes áreas. O objetivo é possibilitar o desenvolvimento sócio-econômico em torno da inovação. Um resultado pode ser, por exemplo, criar um "mini Vale do Silício" em Sobral. Na ocasião, foi apresentado um painel ("dashboard") aberto para a população municipal, criando uma plataforma de diversos serviços para o cidadão.

A solução tecnológica “Portal da Transparência” fornece dados abertos ("open data") e disponibiliza serviços do Governo para os cidadãos. O conceito é "informação inspira ação, que por sua vez engaja a comunidade". Pertence ao escopo do CityNext, mas é uma solução de uma empresa parceira da Microsoft, chamada Socrata, que trabalha com mais de 100 governos no mundo. Desta empresa, participaram da reunião a Sra. Pilar Wiencke (Gerente Geral para América Latina) e o Sr. Ian Kelley (que trabalhou no Depto. de Defesa dos EUA). Seu objetivo é redefinir o modo como os governos interagem com seus cidadãos, empresas, etc., a partir do tripé: criar empregos + gerar receitas + prover soluções para os problemas.

A equipe vem ao Brasil em fevereiro e virão visitar Sobral, que tem interesse em aplicar esse sistema na área de saúde. Por ter uma gestão baseada em Orçamento Participativo e estar em fase de implantação do MAPP, Sobral é uma cidade com bom potencial para usar esse tipo de solução e obter resultados concretos.

Para a área da Educação a Microsoft dispõe de diversos produtos usados para apoio à educação e cidadania. Para cada caso, é criada uma solução, de acordo com as necessidades específicas. O objetivo é ajudar educadores e estudantes a atingir seu potencial pleno. A rede pública do Estado do Ceará já participa de algumas iniciativas de capacitação, certificação e premiação da Microsoft. O Município de Sobral comprou recentemente 14 mil netbooks e distribuiu para os alunos da sua rede municipal de ensino. Existe a oportunidade de implantação das soluções da Microsoft para apoio ao uso efetivo dos equipamentos pelos alunos, em prol da qualidade da educação.

(Blog da PMS)