sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

NOTA DA UJS

UJS Em Defesa da Juventude

O assassinato covarde e gratuito de jovens a maioria negros e pobres tem se tornado uma rotina cada vez mais comum e perigosa nas periferias de nossa cidade. A juventude exige uma resposta do poder público. Basta de inércia das autoridades municipais e estaduais não assistiremos calados o genocídio de nossa juventude. Queremos respostas. Por que o Estado não garante o direito da juventude viver? Até quando vamos assistir ao assassinato de crianças e adolescentes pobres e negros em Sobral? Como ignorar que jovens negros são a maioria das vítimas? Por que morrem violentamente dezenas de jovens por ano em Sobral, sendo a grande maioria negros e da periferia, vítimas de homicídios?
A sociedade capitalista e sua propaganda estimulam as neuroses do consumismo, do individualismo e do culto à violência. Disseminam as compulsões e falta de perspectivas. O Estado descumpre seus deveres básicos com crianças, adolescentes e jovens negros da periferia. Além de criminalizar a pobreza, o estado capitalista, agride, violenta e discrimina a juventude que por falta de perspectiva passa a História como bandido, acusado, condenado e executado sem nenhuma chance. A juventude está se matando e o poder público não cumpri o seu dever de protegê-la.
Por que a vida de jovens negros e pobres vale tão pouco?
 #FimDoGenocídioDaJuventudeSobralense
A União da Juventude Socialista (UJS) chama sua militância a redobrar a denúncia da tragédia que atinge a juventude negra e pobre. É por ela que temos lutado, e com importantes vitórias: bolsa família, cotas raciais e sociais, ampliação das universidades e escolas técnicas, REUNI, PROUNI, Programa Segundo Tempo, Pontos de Cultura e Juventude Viva.
Aprovamos o Estatuto da Juventude, retomamos a meia entrada cultural, conquistamos os 10% do PIB para a Educação. Mas nenhum direito existe se o Estado não garantir o direito da juventude viver. Queremos Estado para apoiar a juventude negra e pobre a ocupar seu legítimo lugar no Desenvolvimento do Brasil. São Garrinchas, Pelés, Miltons Santos, Miltons Nacimentos e Clementinas de Jesus, assassinados todos os dias porque o Estado abandona. Apoie a luta da UJS pela juventude, o Brasil e o socialismo.
Divulgue esta nota.
União da Juventude Socialista-UJS