quinta-feira, 3 de abril de 2014

ALÉM DE CID GOMES, OUTROS SEIS GOVERNADORES PODEM DEIXAR O CARGO HOJE


Pelo menos sete governantes eleitos em 2010 podem renunciar nesta quinta-feira (3) para disputar outros cargos, mas o número pode aumentar subir para nove. Todos que deixarão os cargos eletivos fazem parte do rol de doze governadores que já foram reconduzidos ao cargo e, por isso, não podem se candidatar à reeleição - três políticos decidiram permanecer no posto até dezembro e ficarão sem mandato a partir de 2015.

No Ceará, Cid Gomes (PROS) vai aproveitar a inauguração de uma policlínica para dizer se deixa o governo ou não nesta quinta-feira. Ele estará ao lado de Ciro, seu irmão e secretário estadual de Saúde. Cid precisa renunciar para ser candidato a senador ou para que Ciro dispute essa vaga, embora o ex-ministro não goste da ideia. No entanto, o governador teme perder o controle da máquina estadual, fundamental para eleger seu sucessor, e por isso poderia ficar até o fim do mandato. Cid ainda não anunciou quem vai apoiar como candidato à sucessão.

Situação semelhante vive Roseana Sarney (PMDB) no Maranhão. O mais provável é que a Roseane renuncie e dispute uma vaga no Senado. Esse teria sido um pedido feito pelo seu pai, o senador José Sarney, que deve concorrer à reeleição pelo Amapá.

O grupo dos que vão cumprir o mandato até o fim é formado pelo tucano Teotonio Vilela (Alagoas), pelo peemedebista Silval Barbosa (Mato Grosso) e pelo petista Jaques Wagner (Bahia).  Wagner deve integrar o núcleo da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Em caso de vitória, ele provavelmente será promovido a ministro pela presidente, caso ela vença a disputa.

(Site da revista VEJA)