sábado, 19 de abril de 2014

ARTIGO DE HERBERT LOBO: O POVO ENTRARÁ EM CAMPO

A pesquisa DataFolha sobre a sucessão presidencial, divulgada no último 5 de abril, traz dados relevantes para quem pretende analisar o ambiente político pré-eleitoral.
É bem verdade que a intenção de voto, nesse ou naquele candidato, em uma pesquisa tão distante do dia 05 de outubro, pode mudar drasticamente, mas a imagem de um governo e de um governante é formatada ao longo dos anos, leva tempo para se construir e, talvez, mais tempo ainda para se reconstruir.
Para 72% dos eleitores pesquisados as ações do governo da presidente Dilma Rousseff deveriam ser diferentes das implementadas atualmente. Já para 63% dos cidadãos brasileiros, Dilma faz menos do se esperava dela. Ou seja, além de não haver sintonia entre governo e população, a presidente está abaixo das expectativas.
Até aqui, o maior adversário de Dilma é Dilma. Suas promessas e expectativas não concretizadas, sua frágil liderança, além da tutela imposta pelo seu ex-chefe e aceita por ela, são alguns dos ingredientes que compõem a descrença nela e em seu governo.
Dilma não é mais a candidata do ex-presidente Lula, será candidata de si mesma.
Todos os presidentes da redemocratização para cá deram sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil, no entanto, ainda falta um projeto de país, um plano estratégico de desenvolvimento. Vive-se de espasmos de crescimento, de políticas públicas, programas e projetos de ocasião.
Por acreditar que o Brasil pode muito mais, por não temer assumir posições políticas – mesmo quando parece remar contra a maré e as conveniências estabelecidas – o PPS estará mais uma vez na defesa do povo brasileiro e do melhor para Brasil.
Ao lado de Eduardo Campos e Marina Silva, nós do PPS, discutiremos com o povo brasileiro uma agenda estratégica para o país a partir de uma aliança programática, que priorize o desenvolvimento sustentado e sustentável, que avance nas reformas necessárias ao país – que até aqui não deixaram de ser promessas; que qualifique e dê eficiência às políticas e serviços públicos, respeitando o dinheiro dos impostos, que recoloque nossa economia nos eixos e amplie nossa capacidade de crescimento.
Discutiremos com a nação as melhores ideias para enfrentar os desafios necessários para construção de um novo Brasil, onde as expectativas da cidadania, majoritariamente, sejam alcançadas, para que o próximo governo esteja e permaneça sintonizado com os brasileiros.
Nessas eleições o povo não ficará na arquibancada, entrará em campo.
(Herbert Lobo, Secretário Geral do PPS do Ceará)