quarta-feira, 16 de abril de 2014

CURSO DE SEGURANÇA PRIVADA DO INTA É AUTORIZADO COM CONCEITO MÁXIMO PELO MEC


O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da avaliação para a implantação do Curso Superior Tecnológico em Gestão em Segurança Privada das Faculdades INTA. Segundo o relatório do MEC, o novo curso do INTA apresenta um perfil excelente de qualidade, sendo avaliado com Conceito 5, nota máxima atribuída a um Curso Superior.

O Diretor-Geral das Faculdades INTA, Dr. Oscar Rodrigues Junior, comemora o resultado. Segundo ele, “esta é mais uma área de grande demanda no município e que, certamente, irá contribuir para o desenvolvimento local, formando novos profissionais e oferecendo qualificação de excelência aos profissionais que já atuam na região”.

O Curso de Gestão em Segurança Privada será oferecido na modalidade presencial, com proposta de 300 vagas anuais (matutino, vespertino, noturno), com entrada semestral. O corpo docente é formado por 16 professores, sendo quatro Doutores, sete Mestres e cinco Especialistas.

De acordo com o Coordenador do Curso, o Prof. Me. Cel. Raimundo Tadeu Araújo, o Tecnólogo em Gestão em Segurança Privada deverá ser o profissional com competências e habilidades para gerenciar empresas da área de segurança privada, com embasamento teórico e prático, para planejar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar assuntos relacionados à segurança, a fim de promover e aprimorar com técnica e tecnologia a área de segurança privada, assumindo ação empreendedora em pesquisa e inovação, com consciência de seu papel social.
“Dentre outros atributos, prioriza-se um profissional com formação técnica, humanística, crítica e reflexiva, atuando na preservação e organização da segurança em ambientes privados, em relação a um indivíduo ou grupos de pessoas. Este profissional planeja, opera e controla o gerenciamento da segurança privada e patrimonial, fundamentado em estudos que indiquem oportunidades de intervenção em aspectos que possam colocar em risco as pessoas envolvidas em um determinado processo. Implantação de planos de segurança, prevenção de acidentes, diagnóstico de riscos e consultoria de segurança são algumas das atribuições deste profissional. As responsabilidades no exercício das atribuições exigem equilíbrio emocional, autocontrole, visão sistêmica e estratégica, psicologia social, capacidade de comando, organização e articulação de pessoas e meios, além de densos conhecimentos de estratégias de segurança e respectivas tecnologias e equipamentos”, explica o Ceç. Tadeu.

O Curso
Autorizado com nota máxima pelo Ministério da Educação, o Curso Superior Tecnológico em Gestão em Segurança Privada das Faculdades INTA deverá ser oferecido em breve. Graduado em Direito, Mestre em Gestão e Modernização Pública e grande atuação em Segurança Pública, o Coordenador, Prof. Me. Cel. Tadeu Araújo, falou um pouco sobre a formação que será oferecida, assim como a área de atuação dos profissionais formados pelo INTA.
1 – Qual sua expectativa em relação à demanda pelo curso?
A nossa expectativa é muito positiva, uma vez que os três centros regionais de desenvolvimento da educação instalados em Sobral, Tianguá e Itapipoca, jurisdicionam 55 Municípios da Zona Noroeste do Estado do Ceará, e outras Regiões poderão demandar pelo curso, haja vista que a Instituição mantém primazia na interiorização do curso.

2 - Qual o impacto do curso em nossa região?
Por ser o primeiro Curso de Tecnologia em Gestão em Segurança Privada do interior do Estado, teremos um impacto bastante significativo, em virtude da melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos tecnólogos. Existe hoje uma grande deficiência na Gestão em Segurança Privada, de forma que o maior beneficiado é a própria sociedade.

3 - De forma genérica, o que o acadêmico irá estudar durante o curso?

Os conteúdos curriculares buscam o desenvolvimento do perfil profissional, considerando as competências tecnológicas do egresso e cargas horárias. O Curso conta com carga horária de 2.190 horas/aula de disciplinas de caráter profissionalizante, nas quais busca-se a não dissociação entre teoria e prática e de disciplinas institucionais que compõe o eixo da cultura, conforme estabelece o Projeto Pedagógico Institucional.