terça-feira, 29 de abril de 2014

DIA DA CAATINGA É MARCADO POR AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

A Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa realiza hoje, 29, a audiência pública “Marco reflexivo sobre o Dia Nacional e Estadual da Caatinga – 28 de Abril”. O evento atende a requerimento do deputado Dedé Teixeira (PT) e acontecerá a partir das 14h30min, no auditório Murilo Aguiar. Na lista de convidados, pesquisadores, gestores municipais e representantes de entidades e instituições governamentais que consensuam sobre medidas urgentes serem tomadas para a conservação do único bioma exclusivamente brasileiro.
A Caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 km ² (11% do território nacional, incluindo estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais). Abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas.
Mesmo desmatada de forma acelerada devido, principalmente, ao consumo de lenha nativa, explorada de forma ilegal e insustentável, para fins domésticos e indústrias, ao sobrepastoreio e à conversão para pastagens e agricultura, a região do bioma ainda ampara diversas atividades econômicas industriais e agrosilvopastoris nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos.