quinta-feira, 26 de junho de 2014

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CELEBRA OS 25 ANOS DO MST NO CEARÁ


Os 25 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Ceará (MST-CE) serão celebrados em sessão solene na Assembleia Legislativa, às 14h, desta quinta-feira (26/06), no Auditório Murilo Aguiar. Na ocasião, também acontece o lançamento do livro “Quando os Assentados Chegaram”, de Marcos Paulo Campos. O evento atende a requerimento dos deputados Camilo Santana, Rachel Marques e Professor Pinheiro, todos do PT.

Em 25 de Maio de 1989, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fincava bandeiras em um dos maiores latifúndios do Ceará, a Fazenda Reunidas São Joaquim, localizada entre os municípios de Madalena, Quixeramobim e Boa Viagem. Nascia ali o MST no Ceará e o assentamento 25 de Maio.

De acordo com Rachel Marques, o Ceará tem sua história marcada pela mobilização de trabalhadores rurais para refazer a estrutura agrária de nosso País em favor da pequena e média produção no campo. A parlamentar explica que essa luta pela terra permeou os sertões cearenses de movimentos sociais rurais.

(Informações da AL/CE)