sexta-feira, 11 de julho de 2014

PROJETO QUER PROIBIR CARROÇAS EM CIDADES A PARTIR DE 80 MIL HABITANTES

O deputado federal gaúcho Giovani Cherini (PDT) é autor de uma proposta que promete causar polêmica entre as populações rurais do País. Ele apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6357/13, que proíbe a circulação de carroças na área urbana de municípios com mais de 80 mil habitantes.

O deputado quer que os catadores de material reciclável substituam as carroças utilizadas em seu trabalho por veículos de propulsão humana, como bicicletas. Ele propõe que o Governo conceda linha de crédito especial para que os carroceiros comprem o novo meio de locomoção substituto.

O projeto define ainda que os carroceiros se cadastrem no órgão competente, antes de realizar a troca da carroça pela bicicleta, para que seja encaminhado para cursos de capacitação profissional que incentivem a formação de cooperativas e associações.

Ele defende o projeto afirmando que a ideia é melhorar as condições de vida não só dos carroceiros, mas de seus familiares e dos animais de tração, que segundo ele, são vitimas de maus tratos. “andam horas sem comer, beber ou descansar, carregando peso superior ao recomendado, e sem assistência veterinária”, argumenta.