domingo, 6 de julho de 2014

VEM FOGO: PT E PMDB BOTAM MÁQUINA MUNICIPAL NA RUA

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada
Maiores partidos do Brasil, o PT e PMDB vão cobrar a fatura dos apoios a prefeitos e vereadores eleitos em 2012 e pretendem colocar a máquina municipal que detêm nas capitais e rincões para fortalecer a presidente Dilma Rousseff.
A oscilação da petista nas últimas sondagens têm preocupado a coalizão. Cientes de que os alcaides e edis são os maiores cabos eleitorais das eleições, os partidos organizam uma interlocução maior com os mandatários, por e-mail e cartilhas, para pedir apoio à presidente.
A máquina municipal de votos vai atuar forte, discreta ou escancaradamente, nas ruas. O PMDB tem 1.007 prefeitos e 7950 vereadores; o PT, 619 e 5.067 respectivamente.

PT e PMDB vão explorar dois fatos para reforçar o apoio incondicional de prefeitos: as verbas do PAC; e lembrar que são os prefeitos quem controlam o Bolsa-Família.

O desafio da presidente será reconquistar os prefeitos – que a vaiaram no evento da Confederação Nacional dos Municípios ano passado. Eles reclamam da concentração de arrecadação da União e da baixa no repasse do Fundo de Participação Municipal.

Há dois anos o tucano Aécio Neves trabalha forte com prefeituras. Criou uma secretaria no PSDB especialmente para interlocução com prefeitos e vereadores.