sexta-feira, 29 de agosto de 2014

DEU NO O GLOBO: PESQUISA FALSA ACIRRA DISPUTA NO CEARÁ


A divulgação de uma falsa pesquisa de intenção de votos em páginas de parentes e do grupo do governador Cid Gomes (Pros) pelas redes sociais, acirrou a disputa no Ceará.
O candidato do PMDB ao governo do Estado, senador Eunício Oliveira, acusa os adversários de armarem e divulgarem falsos dados, como se fossem do Instituto Vox Populi, para inflar os números do candidato do governador, Camilo (PROS).
Pesquisas
Pela última pesquisa Datafolha registrada na Justiça Eleitoral há um mês, Eunício lidera com 47% das intenções de votos, contra 19% de Camilo. Na pesquisa fraudada, o peemedebista cai para 39%, e o adversário sobe para 27%.
Ação judicial
De posse da cópia da página da irmã de Cid e Ciro Gomes, onde Lia Ferreira Gomes posta a montagem da pesquisa falsa, com os números e o logo do instituto Vox, Eunício está analisando que tipo de ação pode protocolar na Justiça Eleitoral, cobrando punição para a fraude. “Fogos no comitê Camilo, é pesquisa boa”, diz Lia. A mesma “pesquisa” foi propagada na página do prefeito de Sobral, Veveu Arruda, casado com a candidata a vice na chapa do Camilo, Isolda.
Crime eleitoral
A legislação eleitoral considera crime eleitoral divulgar pesquisa falsa.
“Desespero”
“É uma campanha que já entrou na fase do desespero e da fraude. A assessoria jurídica da nossa coligação está estudando qual a melhor ação contra a propagação de pesquisas falsas para entrar na justiça eleitoral, pois é crime”, reagiu Eunício.
Pinóquio
Também em sua página no Facebook, Ciro Gomes postou uma mensagem alertando os correligionários que a pesquisa era realmente falsa. Ele devolveu a acusação de Eunício: “Deve ser pegadinha do Pinóquio riquinho”, como chama o ex-aliado e candidato do PMDB.
No Facebook
“Uma palavra de tranquilidade para nossa militância e para a família cearense : acabei de chegar de mais uma excelente reunião com nossa militância partidária, sindical de estudantes, enfim com nosso povo do Sertão Central em Quixeramobim. E entro aqui no face e vejo esta história de uma pesquisa Vox Populi. É falsa”, disse Ciro Gomes na mensagem, informando que nenhuma pesquisa Vox Populi fora registrada no TRE, acrescentando que “nossas pesquisas internas dão indicações muito estimulantes mas é cedo ainda. E não contratamos o Vox Populi. Vamos aguardar mais uns 8 a 10 dias e haverá pesquisa registrada. (…) Mas, volto a dizer, o que o Ceará pede de cada um de nós é que vamos pra luta, cada qual como puder para garantir nossas conquistas e planejar nossos avanços!”, completou Ciro Gomes.
(Informações do O Globo)