domingo, 3 de agosto de 2014

NINGUÉM ME QUER


As últimas pesquisas mostraram um dado interessantíssimo: em boa parte dos Estados, na disputa pela maioria dos cargos, o eleitorado manifesta o mesmo voto, Nenhum Deles. Nenhum Deles acumula 34% das preferências pelo Senado em São Paulo; é seguido por Serra, PSDB, com 34%, e Suplicy, PT, 23%. 

No Rio, Nenhum Deles lidera para o Governo, com 33%. É seguido por Garotinho, PR, com 21%; Crivella, PRB, 16%; Pezão, PMDB, 15%. E, com 42%, levaria o Senado, seguido por Romário, PSB, 24%, e César Maia, DEM, 17%. 

Nenhum Deles ganha o Governo de Minas, com 44%; Pimentel, do PT de Lula e Dilma, tem 25%; Pimenta da Veiga, do PSDB de Aécio, 21%. O ex-governador Anastasia, PSDB, tem 38% para o Senado. Nenhum Deles tem 46%.

Os candidatos, os mais competitivos de que os partidos dispõem, não são aqueles com quem os eleitores sonham. Serra já foi candidato ao Planalto, Garotinho também; Romário foi campeão do mundo; o PSDB mineiro aponta seu líder, Aécio, para a Presidência; nem assim empolgam o cidadão. Mesmo para o Governo de São Paulo, onde Alckmin lidera com 50%, indicando vitória no primeiro turno, Nenhum Deles está bem na fita: tem 29%, contra 21% de todos os outros candidatos somados - e isso inclui o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, com Duda Mendonça e tudo, e Padilha, do PT, com Lula, Andrés Sanchez, o popular ex-presidente do Corinthians, e a poderosa máquina da Prefeitura paulistana. 

É hora de renovar. E renovar não é trocar um líder antigo por um poste novo.
Carlos Brickmann