domingo, 17 de agosto de 2014

O ADEUS A EDUARDO


povo pernambucano vai se despedir, neste domingo, da mais expressiva liderança política das últimas décadas do Estado. O cerimônia funerária do ex-governador Eduardo Campos realizada no Palácio do Campo das Princesas e deve reunir de 100 mil a 150 mil pessoas, segundo previsão do governo do Estado. A pedido da ex- primeira-dama, Renata Campos, os corpos dos pernambucanos que viajavam com o presidenciável também serão velados na cerimônia. Uma missa campal será celebrada, às 10h, em frente à sede do governo pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. O sepultamento ocorrerá no final da tarde no Cemitério de Santo Amaro.

Eduardo Campos morreu na manhã da última quarta-feira (13). O jato Cessna 560XL em que ele seguia para cumprir agenda de campanha em Santos (SP) caiu sobre casas no bairro do Boqueirão. Com ele, morreram o jornalista Carlos Augusto Percol, o fotógrafo Alexandre Severo, o cinegrafista Marcelo Lyra, todos pernambucanos, o ex-deputado federal Pedro Valadares Neto (PSB-SE) e os pilotos Geraldo Cunha e Marcos Martins.

Além da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 12 governadores, empresários, como o presidente da Fiat (que tem fábrica instalada em Pernambuco), Cledorvino Belini, e o embaixador da Itália no Brasil, Raffaelle Trombetta, confirmaram presença na cerimônia. Caravanas de todas as regiões do Estado se deslocam até o Recife. Familiares de Campos residentes na região do Cariri no Ceará – terra natal dos Arraes – estão sendo esperados. 

O cerimonial do Palácio tem feito previsões de que o adeus a Eduardo Campos reunirá mais admiradores que a despedida do seu avô, o ex-governador Miguel Arraes, em 2005. Naquele ano, 60 mil pessoas acompanharam o último ato do socialista pelas ruas do Recife. Vale destacar que Eduardo tinha acabado de encerrar dois mandatos de um governo bem aprovado e estava em plena campanha para o Palácio do Planalto. Em 2010, ele foi reeleito com mais de 82% dos votos válidos. (Do Diario de Pernambuco)