quinta-feira, 4 de setembro de 2014

CNBB DEFENDE PROJETO PARA REFORMA POLÍTICA

DN - Por Alan Barros
A Regional Nordeste I da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e mais 400 organizações sociais iniciaram nesta semana, no Ceará, a coleta de assinaturas para o projeto de Lei de Iniciativa Popular que quer garantir a reforma política. Também tem sido feito o recolhimento de votos para o plebiscito popular pela criação de uma Assembleia Constituinte Exclusiva voltada para a transformação do sistema político brasileiro.
As duas iniciativas, apoiadas pela CNBB, têm ocorrido em todo Brasil e buscam colocar em evidência debates sobre as necessidades de se implantar mudanças significativas no sistema político brasileiro, segundo o comunicado da própria instituição.
De acordo com o assessor das pastorais sociais da Arquidiocese de Fortaleza, padre Luís Sartorel, as urnas destinadas ao plebiscito serão disponibilizadas nas pastorais e paróquias até o próximo domingo, feriado de 7 de setembro e data da realização de mais uma edição do Grito dos Excluídos. Já as fichas que serão anexadas ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular ficarão disponíveis até que seja alcançado o número de 1,5 milhão de assinaturas, mínimo exigido para este tipo de proposta.
“Para participar do plebiscito, basta apresentar um documento. Já no projeto de Iniciativa Popular, é necessária a apresentação do título de eleitor. Quem não tiver tempo durante essa semana para participar desses dois processos, as urnas e fichas de assinatura também serão disponibilizadas durante o Grito dos Excluídos”, explicou o padre Sartorel.