segunda-feira, 1 de setembro de 2014

MESÁRIOS DO CEARÁ COMEÇAM A SER TREINADOS PARA AS ELEIÇÕES

Divididos em 7 turmas, 1.400 mesários da 112ª Zona Eleitoral de Fortaleza, participaram neste final de semana, 30 e 31/8, no Colégio Odilon Braveza, do treinamento para as Eleições 2014. O primeiro grupo  capacitado no Ceará faz parte dos 79.828 mesários que atuarão no pleito de outubro, e receberão os 6.271.554 eleitores do Estado.
A juíza eleitoral da 112ª Zona, Maria Regina Oliveira Câmara, recepcionou os mesários e agradeceu pela colaboração de todos. A magistrada ressaltou a importância de exercitarem o bom senso e a harmonia na seção eleitoral: “Isso é primordial para que os trabalhos corram sem problemas”.
O treinamento foi dividido em parte teórica e prática. Cada turma assistiu a 2 horas de aula.
No primeiro momento, teórico, foi apresentado vídeo de treinamento, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com informações sobre a função de presidente de mesa, 1º e 2º mesários e secretário. O vídeo mostrou ainda procedimentos necessários para o bom andamento da votação, especialmente o início e encerramento.
O chefe de cartório da 112ª Zona Eleitoral, Eduardo Figueiredo, transmitiu aos mesários informações sobre o vale postal (ajuda de custo no valor de 21 reais), novidades nos cadernos de votação e necessidade do correto preenchimento da ata da eleição.