quarta-feira, 8 de outubro de 2014

AL SUSTENTÁVEL DOA 1,5T DE VIDROS AOS CATADORES DO JANGURUSSU

A Assembleia Legislativa, por meio da coordenadoria do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) - AL Sustentável, doou 1,5 tonelada de vidro à Associação dos Catadores do Jangurussu (Ascajan). Somada à doação de 3,5 toneladas de outros materiais, como papel, papelão, plástico, ferro e alumínio, realizada no final de setembro, a Ascajan recebeu cinco toneladas de material reciclado.
Até setembro, cerca de 10 toneladas de material foram reaproveitadas pelas cinco associações parceiras no projeto.  “Aqui a gente não recicla. Faz a captação de resíduos e doa”, explicou Eugênio Paccelli, do núcleo de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa. Conforme ressaltou, parte do material também é reutilizado pela Casa.
A coordenadora da Ascajan, Aldenir Carneiro, destacou a importância da colaboração da Assembleia Legislativa. Na cooperativa trabalham 71 catadores. “A parceria é muito boa, porque está nos ajudando na renda, que era pouca”, comentou. Além disso, ao receber a doação de materiais, evitamos que os trabalhadores tenham que coletar esses resíduos na rua, o que representa riscos à saúde.
O projeto AL Sustentável adota os princípios da A3P, do Ministério do Meio Ambiente, e está em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que visa estimular princípios e critérios de gestão ambiental nas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais, por meio do uso racional dos bens públicos e da administração adequada dos resíduos.