terça-feira, 28 de outubro de 2014

ELEIÇÃO: EM CAETÉS LULA FOI REI, EM SÃO PAULO, VASSALO

Em sua terra natal, Caetés (PE), Lula angariou para Dilma 90,55% dos votos. Já em seu berço politico, São Bernardo do Campo (SP), a vitória foi de Aécio, com 55,89%. A observação é de Mônica Bergamo, hoje na sua coluna da Folha de S.Paulo. Com mais avaliações:
Nas últimas três eleições, o PT perdeu a liderança em uma região do país a cada disputa nacional. Enquanto Lula venceu em 2002 nas cinco regiões, ele se reelegeu em 2006 com derrota no somatório de votos no Sul. Já Dilma chegou à Presidência sem ganhar no Sul e no Centro-Oeste. Agora, ela se reelegeu perdendo também no Sudeste.

Com isso, o PT que emerge das urnas em 2014 é um partido setentrional, com sua força concentrada no Norte e Nordeste. Nessa contabilidade regional, a frente de quase 7 milhões de votos obtida por Aécio Neves no Estado de São Paulo foi compensada pela vantagem de Dilma Rousseff nos três maiores Estados do Nordeste: Bahia (2,9 milhões), Pernambuco (1,9 milhão) e Ceará (2,4 milhões), que somaram 7,3 milhões a mais para a petista.