quinta-feira, 9 de outubro de 2014

ELEIÇÕES. FORA TIRIRICA, NENHUM OUTRO HUMORISTA VINGOU

Virou mania em época de eleição, gente famosa inventar de se candidatar para tentar a sorte no mundo da política. É o chamado 'trampolim eleitoreiro', do qual fizeram uso figuras como Celso Russomano, em SP; o cantor Frank Aguiar e Tiririca, além do pessoal da bancada da bala (Wagner Montes, em SP; Edson Silva, Victor Valim e Ely Aguiar, no CE). Atores e cantores, também entraram nessa. Ricardo Machi, o 'cigano Igor', foi candidato pelo RS e caiu do cavalo. A cantora Sula Miranda tentou... mas desafinou nas urnas.  

O sucesso de Romário, na Câmara Federal e agora eleito para o Senado pelo Estado do Rio de Janeiro, serviu para catapultar nomes da área do futebol, como Marcelinho Carioca e o jogador Sérgio Alves, aqui em Fortaleza. Foram driblados pelas velhas raposas políticas da chamada bancada da bola. Já o cearense Jardel se deu bem no RS. Conseguiu.

O fenômeno Tiririca, reeleito para a Câmara Federal, influenciaria outros colegas no Ceará. Raimundinha voltou a ser Paulo Diógenes, agora na Câmara Municipal, com desempenho relativamente bom.

Outro humorista, Hiran Delmar, já havia tentado chegar ao circo da política, mas ficou só no desejo. Em 2014, influenciados por essa onda se candidataram Lailtinho Brega em Fortaleza, Castrinho no RJ, Markito em SP e Geraldo Magela, em MG. A apuração do pleito, porém, mostrou que o público não entendeu bem se era pra valer ou se tratava de mais uma piada desses reis da palhaçada. (Gente de Mídia)