sexta-feira, 3 de outubro de 2014

SAIBA MAIS SOBRE SEU CANDIDATO POR MEIO DO SISTEMA DIVULGACAND

Com o objetivo de informar os eleitores sobre os candidatos que concorrem às Eleições 2014, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em julho deste ano o Sistema de Divulgação de Candidaturas – DivulgaCand e o aplicativo “Candidaturas” para smartphones e tablets. Por meio desses recursos é possível acessar todas as informações dos candidatos: nome completo, nome escolhido para urna, número, situação do registro de candidatura, cargo, partido, declaração de bens, certidões criminais, coligação e também a página oficial do candidato.
No início desta semana o aplicativo “Candidaturas” ficou disponível para download em plataforma Windows Phone, além das plataformas Android e iOS, que já estavam à disposição dos eleitores pelas das lojas virtuais Google Play e Apple Store, e agora, também na Windows StoreDurante o mês de setembro o aplicativo foi instalado por 17.916 eleitores em plataforma Android. Outros 16.078 eleitores instalaram em formato iOS e 3.602 em Windows Phone.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, os recursos colocados à disposição do eleitor fazem com que os cidadãos brasileiros se aproximem mais do processo eleitoral. “O eleitor tem maior acesso a informação e isso se reflete na qualidade do voto”, afirma.
Ainda de acordo com o secretário, o Portal do TSE recebeu 200 milhões de acessos no dia das eleições em 2012 no período de uma hora, número maior que o eleitorado brasileiro registrado naquele ano, que correspondia a 140 milhões.
Local de Votação
Um outro aplicativo permite o eleitor consultar o seu local de votação ou os postos de justificativa. Trata-se do aplicativo “Onde votar ou justificar”, que também já pode ser baixado em smartphones e tablets. Por meio desse dispositivo móvel é possível localizar informações como o domicílio eleitoral (zona, seção, local, endereço e município) e o local mais próximo onde o eleitor pode justificar sua ausência nas urnas. O aplicativo é válido também para os brasileiros que votam no exterior e pode ser baixado gratuitamente.
Apuração Eleições 2014
Após o encerramento da votação no próximo domingo, os brasileiros também poderão utilizar o aplicativo “Apuração 2014”, que já está disponível mas funcionará apenas quando começar a apuração dos resultado das eleições.  Os interessados terão acesso às informações sobre o andamento e a totalização dos votos em tempo real. A atualização dos dados será a cada cinco minutos.  Por meio desse aplicativo, é possível acompanhar os dados de todo o Brasil e visualizá-los a partir de consulta nominal, que apresenta o quantitativo de votos totalizados para cada candidato com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno (no caso da disputa de governador e presidente). Também é possível selecionar os candidatos favoritos e visualizá-los com destaque.