terça-feira, 11 de novembro de 2014

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PARTICIPA DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

Durante o mês de novembro, a Assembleia Legislativa terá a fachada iluminada pela cor azul, em alusão à campanha de mobilização para prevenção do câncer de próstata - o Novembro Azul.
Segundo o diretor-adjunto administrativo-financeiro da Casa, Marcus Vinícius Melo Cruz, essa é a primeira vez que o Parlamento Estadual adere à campanha. Entretanto, ele lembra que o órgão já participa de outras mobilizações semelhantes, como o Outubro Rosa. “É a Assembleia Legislativa se engajando na conscientização da população a respeito desses temas de saúde”, afirma.
A próstata é uma glândula que apenas o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina.
O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.
Neste ano, são previstos 640 novos casos da doença somente em Fortaleza, segundo dados do Ministério da Saúde. No Ceará, a Secretaria da Saúde (Sesa) prevê que 2.350 casos desse câncer sejam diagnosticados.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse tipo de câncer ainda é apontado como o segundo mais comum em homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No ano passado, 652 homens morreram por câncer de próstata, número superior aos registros de 2012 (605 mortes) e 2011 (652 óbitos).