sexta-feira, 21 de novembro de 2014

ASSEMBLEIA REALIZA HOMENAGEM AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NESTA SEXTA

A Assembleia Legislativa realiza uma homenagem ao Dia da Consciência Negra - comemorado nesta quinta (20/11) - durante o segundo expediente da sessão plenária desta sexta-feira (21/11). O requerimento é de autoria do deputado Professor Pinheiro (PT). 
No texto, o parlamentar lembra que a data remete ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, quando lutava pela libertação dos negros escravos no Brasil. O Quilombo dos Palmares entrou para a história como uma das principais resistências dos negros durante o Período Colonial, além de lutar pela preservação da cultura africana no País.
Em 2003, no dia 9 de janeiro, a Lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatório o ensino de diversas áreas da história e cultura afro-brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, a inserção do negro no mercado de trabalho, a discriminação, a identificação de etnias, entre outros.