segunda-feira, 10 de novembro de 2014

CRATO E JUAZEIRO DO NORTE DESTAQUES NO "CADÊ O DINHEIRO QUE TAVA AQUI?"

Reprodução TV Globo

Administradores públicos envergonham mais uma vez a população do Crato e Juazeiro do Norte e colocam as duas cidades em manchete nacional. No domingo, o programa Fantástico, da TV Globo, fez uma raio-x da corrupção e dos desvio de dinheiro público nas duas maiores cidades do Cariri cearense.

O Fantástico denunciou o desvio de milhões de reais que está sob investigação do Ministério Público Federal (MPF), em Juazeiro do Norte. Dinheiro que era para ser destinado à compra de merenda escolar e na manutenção de equipamentos hospitalares nas duas cidades, estaria, de acordo com o procurador da República, Rafael Rayol, sendo desviado por empresas de fachada, criadas especificamente para dar cobertura à ação criminosa com o conhecimento e/ou autorização dos gestores públicos.

Foto: Reprodução TV Globo
JUAZEIRO
Em Juazeiro, a corrupção investigada passa pela contratação da empresa de vidraçaria Maria Sheila Sousa Brito ME. A vidraçaria aparece nas investigações do MPF e da Controladoria Geral da União (CGU) como fornecedora de equipamentos hospitalares. Sheila é ex-esposa de Egberto Gomes Costa, o "Beto", que no primeiro ano de governo do atual prefeito Raimundo Macedo, fornecia também computadores e equipamentos de informática para a prefeitura.  Os dois ramos e empresas criadas por Beto também estão na mira do MPF. Somente na empresa Maria Sheila ME, o MPF investiga o desvio de R$ 788.928,00.

De acordo com o MPF, desde o ano passado, o órgão investiga mais de 10 denúncias contra a Prefeitura de Juazeiro do Norte. São denúncias de desvio de dinheiro público nas áreas de saúde, educação e de infraestrutura. "Tudo está sendo apurado. Alguns processos já estão na fase final e quem desviou recursos público será indiciado", avisou o procurador Rafael Rayol, que já identificou que empresas de fachadas participaram de licitações fraudulentas com intuito de beneficiar empresas "escolhidas" por gestores ou seus agentes para se vencer as licitações, dessa forma tentando burlar a fiscalização do Tribunal de Contas dos Municípios e até a CGU.
Como quem não sabe de nada, o prefeito Raimundo Macedo apareceu no Fantástico defendendo as investigações e disse que, caso sejam comprovadas as denúncias, os culpados devem ser punidos pela lei.

Raimundão disse não saber de nada (Foto: Reprodução TV Globo)
CRATO
No Crato, segundo a denúncia a Controladoria Geral da União (CGU) apontou em relatório que duas empresas criadas por marido e esposa desviaram mais de R$ 1 milhão de reais em 2012, quando o município era administrado pelo ex-prefeito Samuel Araripe. Para o Fantástico, O casal Expedito e Cícera da Silva teria, conforme a denúncia criado duas empresas, Cícera da Silva ME e EV.Ferreira ME para participa se beneficiar de licitações na prefeitura na gestão passada. O casal não soube explicar e nem justificar a venda de tanta merenda escolar para o município sem ter pelo menos produtos estocados ou onde armazenar os itens da merenda escolar.

O Fantástico abordou também a demora no atendimento e na marcação de exames médicos na rede pública de saúde do município. O atual prefeito Ronaldo Gomes de Mattos informou ao programa, através de nota, que reconhece o problema e justificou o fato, segundo ele, porque os recursos repassados ao municípios são insuficientes para cobrir as despesas na área.
(Via Blog do Flavio Pinto)