sábado, 22 de novembro de 2014

PLANO DE GOVERNO DE CAMILO CONSOLIDA PARTICIPAÇÃO POPULAR

Os 7 Cearás foram o tema da Conferência Planejamento Participativo e Desenvolvimento Sustentável, realizada neste sábado (22/11) para apresentar o documento preliminar do Plano de Governo do governador eleito do Ceará, Camilo Santana. “O objetivo desta conferência é abrir o processo de consolidação do nosso plano de governo. Ao longo da campanha, ouvimos os cearenses sobre suas demandas, seus anseios e propostas. Com isso, identificamos 7 Cearás: o Ceará do Conhecimento, o Ceará Democrático, o Pacífico, o de Oportunidades, o Ceará Acolhedor, o Saudável e o Sustentável. Esta é uma experiência de participação da população que, além de ajudar a fazer o plano de governo para os próximos quatro anos, vai também poder fiscalizar a execução deste plano”, avalia Camilo.
O coordenador do Plano de Governo, Eudoro Santana, informou que o seminário a ser realizado nos dias 2,3 e 4 de dezembro vai não só consolidar as propostas recebidas pela população, por meio da sociedade civil organizada, como também preparar o Plano Plurianual de Governo. “Este é um documento muito importante para o Estado do Ceará, que prepara as ações deste governo. Mas nós vamos fincar as bases de um planejamento estratégico de longo prazo”, observou.
A conferência foi aberta pelo economista Ladislau Dowbor, doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, na Polônia. Dowbor destacou a importância da participação na sociedade moderna. “O grande fato norteador é o sistema participativo. Só funciona quando as pessoas se apropriam de seus destinos e mudam o conceito de política”, disse. “As pessoas precisam se organizar de maneira participativa”, acrescentou.
Também participou da conferência o ex-presidente do Ipea, economista Márcio Pochmann. Segundo ele, a sociedade está em transição, vivendo uma crise de serviços. A participação social pode ser o caminho para resolver estes gargalos. “Há problemas sérios nos serviços de habitação, saúde – tanto pública como privada – , transporte, no setor bancário e em serviços de tecnologia. “Quem, hoje no Brasil, está satisfeito com o seu serviço de internet”, questionou.
O Seminário de Consolidação e Validação das Propostas do Plano de Governo acontece nos próximos dias 2, 3 e 4 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará.