quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

ACOMPANHE COMO SERÁ A ELEIÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

A eleição, dia 1° de fevereiro (domingo) da nova Mesa Diretora da AL/CE acontece logo após a sessão de posse. Nessa segunda sessão, o presidente Zezinho Albuquerque concederá a palavra a um parlamentar que, pela ordem, irá requerer o registro da chapa única ou das chapas que irão disputar os assentos da Mesa.
Deferido o registro das chapas, inicia-se a votação. Embora a Assembleia utilize a impressão digital para registrar os votos, nessa primeira votação será usada senha numérica, uma vez que a Casa ainda não fez o registro biométrico dos novos deputados. O processo de votação será secreto e os parlamentares irão votar sim ou não para a chapa candidata.
Eleita a chapa, o presidente escolhido convocará os demais membros para compor a Mesa, instalará a 29ª legislatura da Casa e procederá a posse dos suplentes que exercerão os mandatos no lugar de Ivo Gomes (Pros), secretário de Cidades, David Durand (PRB), dos Esportes, e Osmar Baquit (PSD), da Pesca.
No lugar dos secretários, serão empossados Leonardo Pinheiro (PSD), Professor Teodoro (PSD) e Fernando Hugo (SD). Mirian Sobreira (Pros), convocada para a pasta de Política sobre Drogas, só poderá se licenciar quando o governador Camilo Santana enviar à Casa a reforma administrativa criando a secretaria. No lugar dela, assumirá Rachel Marques (PT).
Empossados os suplentes, o presidente irá convocar os parlamentares a comparecer a Casa no dia seguinte, às 10h, para a Sessão Solene de Instalação da Primeira Sessão da 29ª Legislatura. Camilo Santana estará presente para ler a mensagem governamental com as ações que pretende realizar em 2015. Na terça-feira, será realizada a primeira sessão ordinária.