segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

CID GOMES NÃO FOGE DE POLÊMICA NO “BOM DIA BRASIL”

Em entrevista ao Bom Dia Brasil, o ministro da Educação, Cid Gomes, voltou a mencionar a polêmica em que esteve envolvido em 2011, quando teria dito que "Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado". Questionado pelos jornalistas, o ex-governador do Ceará explicou a declaração e afirmou que "remuneração é fundamental, mas é pré-requisito para atuar em todas as áreas públicas, que se tenha vocação. O Mujica, ex-presidente do Uruguai, disse coisa semelhante, que quem quer ganhar dinheiro não deve ir para o serviço público, vai para a iniciativa privada, que paga melhor. Isso foi o que falei, e sou comprometido com a melhoria do salário dos professores".

Ainda sobre salários, Cid informou que o reajuste do novo piso salarial da categoria, hoje em R$ 1.697, será anunciado nesta quarta-feira (7/1). "Poucos lugares não pagam o piso, como Rio Grande do Sul. Vamos ter de conversar com os estados".
O ministro disse também que pretende criar uma espécie de 'Enem dos professores", mas que qualquer ação deverá ser feita por conta própria. "Ela deverá ser feita por opção do professor, e aí deve-se imaginar alternativas, estímulos que levem os professores a fazerem esse tipo de avaliação", afirmou.
Uma das ações propostas pelo novo governo Dilma e citada pelo ministro durante seus discursos de posse, a revisão do currículo do Ensino Médio, também entrou em pauta durante a entrevista ao jornalístico da Globo. "O Ensino Médio é, sem dúvida, o setor da educação que tem os piores resultados e ainda tem um desafio de acesso. Temos de imaginar alternativas de currículos diferenciados. Algumas disciplinas que sejam base do currículo e outras que possam ser opcionais, segundo já a vocação e o gosto de cada estudante."