quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

OPERAÇÃO DA PF INVESTIGA CRIME PREVIDENCIÁRIO NO CEARÁ

A Polícia Federal desencadeou ontem (27) a Operação Shiwako*, com a finalidade de instruir 20 inquéritos policiais que visam reprimir crime previdenciário no estado do Ceará. Fora cumpridos 2 mandados de busca e apreensão.

O grupo investigado escolhia pessoas e oferecia o benefício de Amparo Social ao Idoso, que era obtido mediante a alteração da idade dos requerentes com a finalidade de adequar aos 65 anos previstos em lei.

A fraude consistia em alterar a idade dos supostos segurados apenas nos formulários de requerimento do benefício, sendo o processo instruído com cópias dos documentos verdadeiros.

Todos os requerimentos eram direcionados a uma mesma servidora e concentrados em uma única Agência da Previdência Social nesta capital.

O prejuízo causado aos cofres da União em 18 benefícios irregulares, já identificados, foi de aproximadamente R$ 38 mil e o cancelamento dos mesmos proporcionou uma economia mensal em torno de R$ 12 mil.

* O termo “Shiwaco” faz alusão ao macaco japonês que envelheceu rapidamente, haja vista que os fatos investigados remontam a pessoas foram “envelhecidas precocemente” para, fraudulentamente, serem enquadradas na condição de idosas. 
(Fonte:Polícia Federal)