segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

PREFEITOS USAM INFLUÊNCIA REGIONAL PARA CONQUISTAR VAGA NA ASSEMBLEIA

Com domínio de redutos políticos regionalizados, prefeitos e ex-gestores têm usado o cargo no Executivo municipal para alçar voos para o Legislativo. Dos 23 parlamentares que renovam a atual bancada da Assembleia Legislativa, que hoje tem 46 deputados estaduais, seis foram prefeitos recentemente ou são parentes diretos de gestores.
Enquadram-se nessa situação Agenor Neto (PMDB), de Iguatu; Jeová Mota (PROS), de Tamboril; Odilon Aguiar (PROS), de Tauá; Augusta Brito (PCdoB), de Graça; e Robério Monteiro (PROS), de Itarema, que estiveram no poder até 2012. Carlos Felipe (PCdoB), reeleito prefeito de Crateús em 2012, renunciou ao cargo depois cumprir um ano do segundo mandato para concorrer à vaga na Assembleia. Agenor Neto já havia exercido mandato de deputado antes de assumir como prefeito.
Em quase todas as situações, os parlamentares que já ocuparam cargos de prefeito no Estado foram os mais votados ao cargo de deputado estadual em seus municípios. A exceção ficou para a deputada eleita Augusta Brito, que, por apenas 415 votos, ficou atrás do presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque (PROS), na votação para deputado estadual no município de Graça. Além de ter sido prefeita da cidade, Augusta contou com o apoio do marido, Gadyel Gonçalves, que é prefeito de São Benedito. (DN)