quinta-feira, 26 de março de 2015

PARLAMENTARES APROVAM MOÇÃO DE REPÚDIO A PRESIDENTE DA CÂMARA EDUARDO CUNHA

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, em votação durante a sessão plenária desta quinta-feira (26/03), requerimento de moção de repúdio à decisão do presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de expulsar parlamentares do Plenário e das galerias da Casa no último dia 18 de março. Na ocasião, os deputados cearenses assistiam à sessão em que o ex-ministro da Educação Cid Gomes fazia explanação em audiência geral, após ser convocado pela Câmara.
De acordo com o autor do requerimento, deputado Welington Landim (Pros), a atitude antidemocrática do presidente da Câmara dos Deputados vai de encontro às prerrogativas dos parlamentares, que ficaram em uma situação constrangedora. Segundo ele, devem partir do Legislativo exemplos democráticos e de boas relações institucionais.  “Na verdade, nós fomos expulsos inicialmente do Plenário, o presidente abriu a sessão e já pediu que fôssemos retirados. Houve a grosseria com todos que ali estavam. Esse meu repúdio é pela falta de respeito, por termos sido tratados dessa maneira”, afirmou.  
Os deputados de oposição Renato Roseno (Psol) e Carlos Matos (PSDB) também se posicionaram a favor da moção de repúdio proposta por Welington Landim.
Para Renato Roseno, há de fato uma conspiração na sociedade brasileira e na política nacional. “Eu também quero repudiar a atitude do presidente em relação aos parlamentares; agora, é preciso lembrar que atitudes como essas acontecem com sem-terras e professores, que muitas vezes saem ensanguentados de sessões. Só tem autoridade quem tem serviço, portanto, aqueles que votarem nessa moção de repúdio devem manter o maior exemplo de serviço, que é deixar a Casa aberta para as manifestações democráticas”, afirmou.
Já os deputados Capitão Wagner (PR), Danniel Oliveira (PMDB), Dra. Silvana (PMDB), Tomaz Holanda (PPS) e Audic Mota (PMDB) se posicionaram contra o requerimento proposto. Segundo Capitão Wagner, Cid Gomes poderia ter recebido voz de prisão pelas atitudes na tribuna daquela Casa.  “Eu acho que o presidente da Câmara foi muito frio. A pessoa apontar o dedo na sua cara e chamar de bandido. Ele poderia muito bem ter dado voz de prisão”, disse.
Para Danniel Oliveira, é preciso cautela com relação à moção de repúdio. O parlamentar afirmou que a aprovação do documento pode aferir a relação entre os dois poderes. “Eu gosto da boa harmonia. Um requerimento desses contra um presidente e uma instituição só vem prejudicar ainda mais um estado em que o governador vai exaustivamente com um pires na mão a Brasília e lá precisa de todos”, pontuou.
Os deputados Ferreira Aragão (PDT), Fernando Hugo (SD), Carlos Felipe (PCdoB), Professor Teodoro (PSD), Tin Gomes (PHS) e Elmano Freitas (PT) também criticaram a postura do presidente da Câmara. Já o deputado Ely Aguiar criticou a discussão do requerimento, afirmando que a Casa teria coisas mais importantes para serem discutidas. O requerimento foi aprovado com 25 votos a favor, 08 contrários e uma abstenção.
Durante a sessão, outros 212 requerimentos também foram aprovados no plenário da Casa. (AL/CE)