terça-feira, 14 de abril de 2015

AL REALIZA AÇÕES PARA EVITAR DESPERDÍCIOS E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

A preservação do meio ambiente e a redução de gastos são preocupação constante na Assembleia Legislativa. Por meio do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) – AL Sustentável, a atual Mesa Diretora busca aperfeiçoar a estrutura da Casa para garantir maior eficiência e uso consciente dos recursos naturais.
Dando continuidade aos projetos que visam à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais, a Casa está realizando um estudo para atestar a viabilidade da captação de água dos ar-condicionados para reutilização. “Essa água captada dos equipamentos poderá ser reutilizada em áreas externas, nos jardins, nos banheiros e na limpeza dos ambientes”, destaca o coordenador do A3P da AL, Joscely Tabosa.

Outros estudos foram realizados para a substituição de lâmpadas por outras mais econômicas, com o objetivo de garantir a redução de cerca de 15% no consumo de energia. De acordo com Joscely Tabosa, foram recolhidas 3.524 unidades nos dois últimos anos. Como esse material requer cuidados em seu descarte, a AL encaminhou para uma empresa especializada em descontaminação. Isso é necessário porque as lâmpadas são extremamente nocivas ao meio ambiente se descartadas de forma inadequada, pois possuem gases, mercúrio e pó químico, informa o coordenador.