segunda-feira, 20 de abril de 2015

EX-ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA DE SOBRAL COMPÕEM QUADRO DOCENTE DO CURSO

O Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC), como preconizava o seu ex-coordenador, Prof. Dr. Gerardo Cristino, já entrou na fase de receber ex-alunos para a função do magistério. O processo com a Drª. Niedja Maruccy, egressa da Primeira Turma (2001-2006), quando se efetivou como professora da disciplina de Farmacologia Clínica em concurso para professor efetivo, em 2007. Recentemente, o ex-aluno, Dr. Keven Ponte, da segunda turma (2002-2007), também efetivou-se como professor da disciplina de Semiologia e Neuroanatomia. Em seguida, também egresso da segunda turma, o Dr. Espártaco Moraes integrou-se ao corpo docente do Curso, através de concurso para professor substituto, na área da Semiologia Médica e Internato em Clínica Médica.
No mês de março, mais três ex-alunos passaram a compor o quadro de professores do Curso de Medicina de Sobral da UFC, através de seleção para professor substituto. Trata-se da Drª Tárcilla Pinto, que ocupou vaga para professor na área da Medicina da Família e Comunidade, egressa da terceira turma (2003-2008). Do Dr. Leandro Portela, da segunda turma, que assumiu a disciplina de Semiologia Clínica e Cardiologia. Por último, o Dr. Anderson Bruno Magalhães, egresso da sétima turma (2007-2012), que foi selecionado para a disciplina de Urgências e Emergências. Vale destacar, que todos estes novos docentes vêm acompanhando internos do Curso na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, no Hospital Regional Norte e nos equipamentos de atendimento à saúde básica de Sobral.
Vaticínio
Professor Gerardo Cristino com colegas de magistério
A chegada dos ex-alunos no Curso, agora como professores, é uma realidade de um quadro de docentes formado na própria escola médica e que a partir de agora será responsável pela formação dos futuros médicos. Este processo, de ex-alunos na condução da formação de novos médicos no Curso de Medicina de Sobral da UFC, foi preconizado pelo Prof. Dr. Gerardo Cristino, em 2001, que coordenou a Famed/Sobral durante 14 anos. Hoje, o vaticínio do ex-coordenador torna-se uma realidade. (Blog Encontro dom a Saúde)