quinta-feira, 30 de abril de 2015

SESSÃO SOLENE CELEBRA DIA DO TRABALHADOR NESTA QUINTA-FEIRA NA AL

Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta quinta-feira (30/04),  sessão solene para celebrar o Dia Internacional do Trabalhador, comemorado em 1º de maio. O evento, que atende às solicitações dos deputados petistas Elmano Freitas e Moisés Braz, vai acontecer às 16h, no Plenário 13 de Maio.
Conforme os parlamentares, a história do Dia do Trabalhador remonta ao ano de 1886, na industrializada cidade de Chicago, nos Estados Unidos. No dia 1º de maio daquele ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias, tendo a manifestação resultado em prisões e mortes de trabalhadores.
Para os proponentes da solenidade, “ a data é significativa, pois presta uma justa e relevante homenagem aos trabalhadores, que, ao longo dos anos, em toda sua história, têm ampliado e diversificado sua capacidade de lutar contra todas as forma de injustiça”.
No evento, serão homenageados, com a entrega de placas, o presidente da Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace), Elizeu Rodrigues Gomes; o advogado dos Movimentos Sociais Antônio Pinheiro de Freitas e a secretária nacional de relações do trabalho da Central Única dos Trabalhadores do Brasil (CUT), Maria das Graças Costa.  
Também serão agraciados o presidente da Associação dos Aposentados dos Comerciários de Fortaleza (Acap), José Nunes Passos, e os representantes da Central Única dos Trabalhadores do Estado do Ceará (CUT/CE) e da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece). (AL/CE)