segunda-feira, 29 de junho de 2015

PROMOTOR DO MPCE É APROVADO EM EXAME NACIONAL

O promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Igor Pereira Pinheiro, obteve segundo lugar na seleção nacional de bolsas de estudo para o curso de mestrado na Universidade de Lisboa e vai aprofundar pesquisa realizada por ele sobre corrupção. O certame foi promovido pelo Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP) e contou com a participação de membros dos MPs de todo o País.
A seleção contou com duas fases. Na primeira foram analisados os projetos de pesquisa dos candidatos, e na segunda eles foram sabatinados sobre os trabalhos apresentados. O projeto apresentado pelo promotor, intitulado "A Defesa do Patrimônio Público e o Combate à Corrupção em uma Perspectiva Luso-Brasileira", realizou uma análise sobre os institutos brasileiros e portugueses de combate à corrupção. No curso de mestrado a temática será aprofundada, com o estudo dos diversos sistemas jurídicos de combate à corrupção
Para o promotor de Justiça, o curso de mestrado será importante para todo o MP cearense pois, a partir do conhecimento amiúde de outras realidades fáticas e normativas, poder-se-á realizar uma análise dos avanços conquistados - e dos que precisam advir - no combate à corrupção. Além disso, o promotor também foi aprovado no curso de mestrado em Direito Constitucional da Universidade de Lisboa. As aulas do curso têm início no próximo mês de setembro e o Conselho Superior do MPCE já autorizou o afastamento do promotor para o início dos estudos.