segunda-feira, 27 de julho de 2015

QUANDO O CANDIDATO DA SITUAÇÃO DEVE SE "DESCOLAR" DO GOVERNO

Para quem está no governo, um dos momentos mais difíceis da disputa eleitoral é suportar os ataques dos oposicionistas à atual administração e ao candidato da situação. Neste cenário, muitos governantes tendem a forçar a barra para que seu candidato assuma a defesa do governo, o que pode ser um erro fatal, sobretudo no horário gratuito de rádio e televisão.
Dependendo da conjuntura que cerca a disputa eleitoral, o comportamento mais adequado para o governante é não querer entrar no confronto direto com os adversários. O melhor é deixar essa tarefa para a equipe de campanha.
Somente o governante tem a consciência real das dificuldades que enfrentou no governo e dos motivos e valores que orientaram suas ações. No entanto, em alguns casos a melhor estratégia pode ser a de distanciar o candidato que representa a situação da imagem do governo, observando, é claro, alguns critérios importantes.
O primeiro critério é relativamente fácil de ser analisado. Ele diz respeito a como a população avalia o governo. As pesquisas de avaliação do governo podem assumir diversas metodologias e seus resultados podem corresponder aos aspectos gerais da administração, ou a áreas específicas como, saúde, educação, segurança, emprego, etc. Ainda existem pesquisas mais detalhadas que avaliam o desempenho do governo por regiões geográficas distintas. (Política para políticos)