quarta-feira, 19 de agosto de 2015

ALUNOS DA REDE ESTADUAL REPRESENTAM O CEARÁ NO PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO


RfotocharlianeTrês alunos da rede pública estadual irão representar o Ceará no Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2015, no próximo mês de setembro. O resultado foi divulgado pela Câmara dos Deputados que selecionou os 78 representantes dos estados brasileiros. Os cearenses são Francisco Alécio Elias de Souza, da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo VI, localizada em Fortaleza; Charliane Rodrigues dos Santos, da Escola Estadual de Educação Profissional Guilherme Teles Gouveia, em RfotopriscilaGranja; e Priscila Pacheco de Lima, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, em Iracema, que alcançaram respectivamente, 1º 2º e 3º lugares estaduais.

Em sua 12ª edição, o PJB tem como objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens. Esse ano, acontecerá entre 21 e 25 de setembro.

Durante essa experiência em Brasília, os cearenses mostrarão suas proposições. Francisco Alécio quer acrescentar dispositivo à Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que trata sobre o ensino das disciplinas de Biologia, Física e Química, e dessa forma regular o ensino obrigatório das três matérias no ensino fundamental. Charliane Rodrigues, acrescentará ao artigo 1º do Projeto de Lei nº 8.072/90 sobre crimes hediondos, parágrafo incluindo os crimes de corrupção ativa e passiva. Já Priscila Pacheco propões que o ENEM seja realizado em todos os municípios brasileiros, evitando assim o deslocamento de alunos para outras cidades.

Conforme o regulamento do Programa, o número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. O PJB recebeu 1.785 mil proposições inscritas por estudantes de todo o país.