segunda-feira, 24 de agosto de 2015

GOVERNADOR CAMILO SANTANA INAUGURTA OBRA E PACOTE DE INVESTIMENTOS EM PENTECOSTE

“Estou contente por estar aqui, agora como governador eleito, e trazer não só boas novas, mas obras concretas que irão mudar a rotina dos moradores da região”, ressaltou o governador Camilo Santana, na manhã deste domingo (23), durante o anúncio de uma série de investimentos nos festejos de 142 anos do município de Pentecoste, na região do Vale do Curu, a 90 km da Capital. O chefe do executivo estadual realizou a entrega dos primeiros oito sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD) no Ceará, assinou a ordem de serviço para a construção de um Centro de Educação Infantil (CEI) e também a obra de ampliação e reforma do Mercado Público de Pentecoste, ícone da cidade, que será revitalizado para o uso dos moradores.



Implantação do sistema de abastecimento d'água com dessalinizadores

Rdessalin3
Foi na comunidade de Vila Maracajá que o governador inaugurou os primeiros sistemas de abastecimento d'água com dessalinizadores no Ceará dentro do Projeto Água Doce do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado. A obra, que tem o investimento de R$ 1,05 milhão, é um programa-piloto e vai beneficiar 245 famílias de oito comunidades rurais da cidade (Bandeira-Inchú, Boa Vista, Lagoa de Dentro, Jurema-Aroeira, Rancho dos Moços, Salgado do Cosmo Chagas, Sítio do Meio e Riacho dos Marfins).

Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado começou a etapa-piloto do programa para a implantação de 222 sistemas em todo o Ceará. Ao todo, serão beneficiados cerca de 80 mil cearenses que integram as chamadas "populações difusas" - pequenas comunidades situadas nas áreas rurais mais remotas dos municípios -, com investimentos de R$ 44 milhões.

Com o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental e social, o Programa Água Doce beneficia cerca de 100 mil pessoas em 154 localidades do Nordeste, ampliando suas ações para garantir o acesso à água de qualidade nas comunidades difusas do semiárido. A escolha de Pentecoste para receber os primeiros dessalinizadores deveu-se à proximidade com Fortaleza, já que estes equipamentos servirão como "piloto" e balizarão a implantação dos demais sistemas implantados brevemente.

RpersonagemSegundo a agente de saúde Maria Ivanice Alves, de 58 anos, as obras trazem muitos benefícios tanto para a agricultura e pecuária, quanto para a saúde dos moradores da região. “Acho uma bênção divina ter sido contemplada com o Programa Água Doce. Esta obra servirá não só para nossa comunidade, como também para todas as localidades vizinhas, pois todos vamos usufruir desta água. A construção dessa dessalinizadora é muito importante para a saúde dos moradores, principalmente para aqueles que tem diabetes, hipertensão ou cálculo renal, por exemplo”, comentou.

Centro de Educação Infantil

Rassinapentecoste
Para o CEI que será construído e equipado em Pentecoste, o investimento é da ordem de 1,3 milhão, proveniente do Governo do Estado, de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município. O prédio é composto por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraudário, dormitório, copa, recepção e playground, podendo atender até 208 crianças. A obra será supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Para a prefeita de Pentecoste, Ivoneide Moura, a vinda do governador à cidade “não só prestigia os cidadãos, mas mostra o apoio estadual no esforço de ajudar as famílias que precisam de educação. Vejo no governador total humildade em ajudar e estar próximo das pessoas do nosso Estado. Este compromisso direto, traz-nos confiança de que teremos um novo momento para a nossa Pentecoste”, disse.

Estiveram presentes nos festejos, os secretários Mauro Filho (Fazenda) e Francisco Teixeira (Recursos Hídricos), o deputado federal José Airton Cirilo, presidente Zezinho Albuquerque (Assembleia Legislativa), deputado estadual Joaquim Noronha, além de secretários, vereadores e prefeitos da região.


Marcos Studart / Fotógrafo / Governo do Ceará