segunda-feira, 3 de agosto de 2015

PRIMEIRA-DAMA ONÉLIA LEITE INAUGURA PRIMEIRA SALA DE APOIO À AMAMENTAÇÃO

Em homenagem à Semana Mundial do Aleitamento Materno, a primeira-dama Onélia Maria Leite de Santana e o secretário Henrique Javi inauguram nesta segunda-feira (3),às 14h30, a sala de apoio à amamentação da Secretaria da Saúde do Estado. Este será o primeiro espaço, entre as secretarias do Governo do Estado, destinado especialmente às mulheres nutrizes. No mesmo dia, em Sobral, começa a funcionar a sala de apoio à amamentação do Hospital Regional Norte (HRN). Essas salas são espaços dentro do local de trabalho em que a mulher, com privacidade e segurança, pode esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados para, na volta para casa, alimentar o filho.
Com o tema “Amamentação e Trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos”, a Semana Mundial do Aleitamento Materno tem entre outros objetivos reforçar as ações dos empregadores para que os locais de trabalho facilitem e apoiem ativamente as mulheres trabalhadoras que amamentam. Nas salas de apoio à amamentação, o leite coletado é mantido em um freezer a uma temperatura controlada até o fim do dia, com uma etiqueta identificando o nome da mãe, a data e a hora da coleta. No fim do expediente, a mulher pode levar seu leite para casa para que seja oferecido ao seu filho na sua ausência, e também se desejar doá-lo para um Banco de Leite Humano. É uma estratégia do Ministério da Saúde que consiste em criar nas empresas públicas e privadas uma cultura de respeito e apoio à amamentação como forma de promover a saúde da mulher trabalhadora e do bebê.
Para a instalação de sala de apoio à amamentação em empresas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta o dimensionamento de 1,5 m² por cadeira de coleta e instalação de um ponto de água fria e lavatório, para atender aos requisitos de cuidados de higiene das mãos e dos seios na coleta. Além do espaço necessário para a coleta do leite, a sala deve conter freezer com termômetro para monitoramento diário da temperatura. As empresas que aderem a essa iniciativa tendem a ter menos problemas com a ausência de funcionárias para tratar de problemas de saúde dos filhos, pois como o leite materno possui anticorpos que previnem doenças, crianças que mamam no peito adoecem menos.
O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê e amamentação até os dois anos de idade ou mais. O leite materno é um forte aliado na luta contra a mortalidade infantil porque possui todos os nutrientes necessários para que a criança cresça com saúde e protegida contra problemas bastante comuns nos primeiros anos de vida, como diarreia, alergias, doenças respiratórias, infecções e vários outros tipos de intercorrências.